Notícias

dezembro 2022

  1. © Marcello Casal Jr / Agência Br 2024

    OIT: 34,5% das pessoas maiores de 65 anos não possuem renda na América Latina e no Caribe

    21 de Dezembro de 2022

    Novo “Panorama da proteção social” foca nos sistemas previdenciários e destaca que melhorias na cobertura, adequação e sustentabilidade são essenciais para dar segurança econômica a um segmento da população especialmente afetado em tempos de pandemia.

  2. OIT, Brasil e Mali apresentam os resultados do projeto para promoção do trabalho decente na cadeia produtiva do algodão

    20 de Dezembro de 2022

    O Projeto Algodão com Trabalho Decente chega a sua fase final no Mali.

  3. © OIT/A. Aguilar 2024

    OIT: Baixa proteção social e invisibilidade estatística aumentam a vulnerabilidade de 55 milhões de pessoas indígenas na América Latina e no Caribe

    15 de Dezembro de 2022

    A pandemia da COVID-19 afetou, desproporcionalmente, mais de 800 grupos de povos indígenas, que são, particularmente, impactados pela pobreza e informalidade, têm poucas oportunidades de trabalho decente e enfrentam obstáculos no acesso à educação e na participação política, diz novo relatório da OIT.

  4. Economista Vinícius Pinheiro é nomeado novo diretor do Escritório da OIT para o Brasil

    14 de Dezembro de 2022

    Pinheiro assumirá a chefia da organização em Brasília em 1º de janeiro de 2023.

  5. UNAIDS e OIT facilitam oficina para promoção de mulheres, diversidade e impacto local

    12 de Dezembro de 2022

    A capacitação como objetivo ampliar o conhecimento e o acesso das mulheres em suas diversidades à prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidado integral em HIV/AIDS, além do entendimento sobre violência baseada em gênero.

  6. CEPAL e OIT destacam a importância da promoção de políticas públicas que estimulem os mercados de trabalho da região para a geração de empregos de qualidade

    9 de Dezembro de 2022

    Em novo relatório conjunto, as duas organizações apontam que, apesar da recuperação observada nos mercados de trabalho no primeiro semestre de 2022, espera-se que no segundo semestre a desaceleração do crescimento reduza a capacidade da região de gerar empregos de qualidade.

  7. Solucionar a crise da água é fundamental para a ação climática e o desenvolvimento sustentável

    8 de Dezembro de 2022

    Em artigo, o presidente da UN-Water e diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Gilbert F. Houngbo, pede que a água esteja no centro de nossos planos de mitigação e de adaptação aos impactos climáticos.

  8. Simpósio em Brasília reunirá indígenas, negros, quilombolas e religiosos de matriz africana e afro-indígenas entre 13 e 15 de dezembro

    7 de Dezembro de 2022

    Iniciativa do projeto Àwúre, evento é realizado pelo MPT, OIT, Unicef, CNJ, ESMPU, ENAMAT, ANPT e CNMP.

  9. © OIT/MJ. Núñez 2024

    Alta informalidade é gatilho para a pobreza no trabalho na América Latina e no Caribe

    6 de Dezembro de 2022

    Na região, 1 em cada 2 pessoas trabalha em condições de informalidade e tem 2 a 5 vezes mais chances de estar na pobreza. A OIT alertou sobre o fenômeno do trabalhador pobre.

  10. © Andrey Popov 2024

    A violência e o assédio no trabalho afetam mais de uma em cada cinco pessoas, diz novo relatório

    5 de Dezembro de 2022

    A primeira pesquisa global sobre experiências de violência e assédio no trabalho tem como objetivo fornecer uma melhor compreensão e conscientização sobre uma questão enraizada em fatores econômicos, sociais e culturais complexos.