Reunião do Conselho de Administração da OIT

A 340ª Sessão do Conselho de Administração da OIT será realizada de 2 a 13 de novembro. Trata-se da primeira sessão deste ano e a primeira a ser realizada em formato virtual; Membros do Conselho de Administração de todas as regiões participarão das sessões.

Notícias | 2 de Novembro de 2020


Tendo em vista a situação atual da COVID-19 e seguindo a avaliação de riscos à segurança e à saúde realizada pelo Escritório do Conselho de Administração, todas as reuniões do grupo e sessões plenárias da 340ª Sessão serão realizadas por meio da plataforma Zoom. Os membros que ainda não apresentaram suas credenciais são solicitados a fazê-lo o mais rápido possível, a fim de obter acesso à plataforma. Informações sobre participação remota no Zoom

Veja a agenda e demais documentos aqui (em inglês).

Sobre o Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão executivo da Organização Internacional do Trabalho. Reúne-se três vezes ao ano, nos meses de março, junho e novembro. Toma decisões sobre a política da OIT, determina a agenda para a Conferência Internacional do Trabalho (CIT), adota o Programa e Orçamento antes de sua apresentação à Conferência e elege o diretor-geral.


O Conselho é composto por 56 membros titulares (28 Governos, 14 Empregadores e 14 Trabalhadores) e 66 membros suplentes (28 Governos, 19 Empregadores e 19 Trabalhadores). Dez das cadeiras do governo são reservadas para os membros da maior importância industrial (Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão, Reino Unido e Federação Russa). Os restantes membros do Governo são eleitos pela Conferência de três em três anos (as últimas eleições realizaram-se em junho de 2014). Os membros do empregador e do trabalhador são eleitos a título individual.