Parceria entre Cozinha&Voz Web e Sebrae leva o empreendedorismo para a sala de aula virtual

Lançado pela OIT e pelo MPT, o projeto busca manter a capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão socioeconômica em meio à pandemia e conta com apoio da chef Paola Carosella, da Casa Poema e do UNAIDS.

Notícias | 19 de Agosto de 2020
Parceria com o Sebrae possibilitou compartilhar conhecimento sobre empreendedorismo com a turma do Cozinha&Voz Web
Brasília- A experiência de Luca Andrade, homem transexual de 37 anos, com a pandemia é similar à de muitos brasileiros e brasileiras. Ele ficou desempregado em meio à crise e agora pensa em abrir o próprio negócio, como forma de criar uma alternativa de trabalho decente. Luca é um dos(as) 100 alunos(as) do projeto Cozinha&Voz Web, que capacita profissionais como assistente de cozinha e promove a empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão socioeconômica.

“Eu já estou fazendo uma horta em casa e estou pensando em montar um negócio de alimentação mais natural e saudável, com produtos tirados do meu quintal”, disse ele.

Luca Andrade é aluno do Cozinha&Voz Web.
No entanto, para empreender é preciso buscar conhecimento. Foi pensando nisso que o Cozinha&Voz Web e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) fecharam uma parceria para levar um currículo de cursos online gratuitos sobre empreendedorismo e palestras com especialistas do Sebrae para a sala de aula virtual do curso de capacitação profissional.

“No mundo atual, o empreendedorismo é obrigatório”, disse Paulo Henrique Oliveira, analista e gestor de projetos do Sebrae de São Paulo.

O Sebrae oferece os seguintes cursos online gratuitos para qualquer pessoa que queira abrir o próprio negócio: Aprender a Empreender; Fluxo de Caixa para Pessoa Jurídica; Marketing Digital para o Empreendedor; Iniciando um Pequeno Grande Negócio; Como Reconhecer Caracteristicas Empreendedoras; Gestão empresarial Integrada e Como analisar o mercado (veja aqui). 

"Uma das inovações da versão online do Projeto Cozinha&Voz é a capacitação técnica em empreendedorismo para a promoção do trabalho decente e a inclusão no mercado de trabalho dos alunos e das alunas", disse Thaís Faria, Oficial Técnica de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da OIT.

“Essa parceria do projeto com o Sebrae é muito importante. As empresas estão com dificuldade de empregar em meio à pandemia. Por conta disso, em nossas palestras semanais, vamos focar em temas sobre empreendedorismo. Pensando urgentemente em como os alunos e as alunas podem obter renda por meio de seu próprio trabalho, tentamos desde o início dessa jornada identificar qual a vocação de cada um.”, disse a coordenadora-geral do Cozinha&Voz, Geovana Pires.

As aulas do Sebrae no curso Cozinha&Voz Web serão realizadas uma vez por semana, por um período de um mês.

A aluna Lorelay Claro e seu food truck (foto tirada antes da pandemia).
“O contato com os alunos e alunas foi surpreendente. Nunca vimos uma turma tão participativa e engajada. Existem algumas dificuldades técnicas e de acesso, problemas que a pandemia e a revolução digital também vieram deixar evidentes. Mas tem sido uma parceria muito gratificante para nós e que nos enche de orgulho.”, disse Paulo.

As aulas fornecem informações importantes também para quem já é empreendedor. É o caso da aluna do Cozinha&Voz Web de São Paulo, Lorelay Claro, 32 anos. Ela trabalha como maquiadora e tem um food truck. Mas, com a pademia, ela passour a atender os clientes por meio de um aplicativo de entrega de refeições e aproveitou a aula para pedir orientações.

A Procuradora do Trabalho e Gerente do projeto de Empregabilidade da População LGBTQI+, Sofia Vilela, destaca que um dos principais objetivos do Cozinha&Voz é a promoção do trabalho decente para todas as pessoas.

”O Cozinha&Voz busca a empregabilidade e o trabalho decente de pessoas em situação de vulnerabilidade. Diante do cenário atual da economia, com dificuldades de contratação, é importante também, nesse momento, estimular o empreendedorismo e incentivar as pessoas a pensarem nessas opções.”, disse ela.

O que é o Cozinha&Voz

O Cozinha&Voz faz parte de uma ampla iniciativa de promoção do trabalho decente para pessoas em situação de vulnerabilidade, desenvolvida pela OIT e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio da chef Paola Carosella e da Casa Poema. Criado na forma de aulas presenciais em 2017, o projeto capacita profissionais como assistente de cozinha, promove a empregabilidade de pessoas em situação de exclusão socioeconômica.

Para garantir a capacitação contínua e treinamentos essenciais em tempos de COVID-19, a OIT e o MPT adotaram um plano de contingência para assegurar a profissionalização de alunas e alunos, com um método de aulas online ministradas por meio de ferramenta de videoconferência, conversas virtuais e outras alternativas de conexão. Assim, surgiu o Cozinha&Voz Web, que também conta com o apoio do UNAIDS Brasil.

Ao todo, os(as) 100 alunos(as) participam de aulas diárias a distância, por um período de três meses. São aulas de música, dança, poesia, palestras com especialistas, curso de empreendedorismo em parceria com o Sebrae. Cada participante recebe também uma bolsa de auxílio mensal no valor de 500 reais durante todo o curso, com a contrapartida de participar dos cursos e permanecer em isolamento.

Desde o lançamento, foram capacitadas mais de 314 pessoas como assistentes de cozinha em diversas cidades do país, sendo que 70% delas estão empregadas em empresas ou montaram o próprio negócio no setor de gastronomia.