OIT realizará Cúpula Mundial virtual sobre a COVID-19 e o mundo do trabalho

A cúpula será o maior evento on-line realizado até o momento envolvendo trabalhadores, empregadores e governos, e discutirá como enfrentar os efeitos econômicos e sociais da pandemia. A Cúpula Global da OIT acontecerá em cinco dias e consistirá em cinco eventos regionais e três eventos globais.

Notícias | 25 de Junho de 2020
GENEBRA (OIT Notícias) - A Organização Internacional do Trabalho (OIT) realizará uma Cúpula Mundial virtual de alto nível sobre a COVID-19 e o mundo do trabalho de 1 a 2 de julho e de 7 a 9 de julho.

A cúpula será o maior evento on-line realizado até o momento envolvendo trabalhadores, empregadores e governos, e discutirá como enfrentar os efeitos econômicos e sociais da pandemia, que colocou em evidência a grande vulnerabilidade de milhões de trabalhadores, trabalhadoras e empresas em todo o mundo.

Os participantes também discutirão como o mundo do trabalho pode contribuir para uma melhor reconstrução na fase de recuperação pós-pandemia.

Os vários eventos regionais serão realizados de 1º a 2 de julho, seguidos por três dias de debate global, de 7 a 9 de julho.

A Cúpula Mundial abordará várias questões, em particular:
  • Como promover o emprego pleno e produtivo neste novo ambiente;
  • O que precisa ser feito para lidar com as enormes vulnerabilidades no mundo do trabalho evidenciadas pela pandemia;
  • Quais trabalhadores e trabalhadoras necessitam de apoio e atenção específicos;
  • Como conseguir que os principais objetivos do processo de recuperação sejam baseados no alívio e erradicação da pobreza;
  • Como unir esforços na comunidade internacional para alcançar um objetivo comum e facilitar o cumprimento da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Jornalistas poderão acompanhar as discussões na página da Cúpula Global da OIT (em inglês).

A Cúpula acontecerá na sequência do lançamento, em 30 de junho, da quinta edição do “Monitor OIT: COVID-19 e o mundo do trabalho”, que analisa os efeitos do COVID-19 nos mercados de trabalho em todo o mundo.