COVID-19: América Latina e Caribe

CEPAL e OIT analisam os desafios do trabalho na América Latina e no Caribe em meio à pandemia de COVID-19

Novo relatório conjunto será apresentado virtualmente nesta quinta-feira, 21 de maio, em uma coletiva de imprensa simultânea com a Secretária-Executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, e o Diretor Regional da OIT para a América Latina e o Caribe, Vinícius Pinheiro.

Notícias | 20 de Maio de 2020
Santiago « A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) apresentarão amanhã, quinta-feira, 21 de maio, uma nova edição de seu relatório conjunto em espanhol Coyuntura Laboral en América Latina y el Caribe. El trabajo en tiempos de pandemia: desafíos frente a la enfermedad por coronavirus (COVID-19) (nº 22, maio de 2020), que desta vez abordará os desafios para o trabalho que a pandemia apresenta aos países da região.

A apresentação será feita em espanhol durante uma entrevista coletiva virtual simultânea às 13h30, horário do Chile (14h30 horário de Brasília), liderada por Alicia Bárcena, Secretária-Executiva da CEPAL, e por Vinícius Pinheiro, Diretor Regional da OIT para a América Latina e o Caribe.

A coletiva será transmitida ao vivo via Webex pelo link abaixo:

https://eclac.webex.com/eclac/onstage/g.php?MTID=ef2c23004b3884faa5a26bf248abbcb54

Jornalistas interessados em participar devem se registrar com antecedência e receberão um e-mail automático com instruções para conectar-se.

Segundo estimativas recentes da CEPAL, a COVID-19 causará uma contração média da economia regional de -5,3% em 2020. A pandemia, que traz consigo uma combinação de choques externos e internos, será a causa da maior crise econômica e social da região em décadas, com efeitos muito negativos sobre o emprego, o combate à pobreza e a redução da desigualdade.

Além de fornecer estimativas sobre a dinâmica do mercado de trabalho nos últimos meses, o relatório conjunto CEPAL-OIT explora algumas das políticas implementadas pelos países para proteger o emprego formal, preservar a renda dos trabalhadores e das trabalhadoras na economia formal e informal, e proteger o setor produtivo.

A imprensa está convidada a participar da coletiva de imprensa virtual. Os jornalistas devem se conectar na quinta-feira, 21 de maio, a partir das 13h30 horário do Chile (14h30 horário de Brasília), por meio do sistema Webex (a inscrição prévia é necessária). Jornalistas credenciados podem enviar suas perguntas por escrito durante o evento via chat na plataforma Webex. Também podem enviar suas dúvidas para o e-mail conferenceprensa@cepal.org.

A versão eletrônica completa do novo documento conjunto CEPAL-OIT, juntamente com um comunicado de imprensa, estará disponível nos sites da CEPAL e da OIT, bem como na página do Observatório da COVID-19 da América Latina e do Caribe, quinta-feira, 21 de maio, após a coletiva de imprensa.​

O que: Lançamento do relatório conjunto CEPAL-OIT nº 22 (maio de 2020) Coyuntura Laboral en América Latina y el Caribe. El trabajo en tiempos de pandemia: desafíos frente a la enfermedad por coronavirus (COVID-19).

Quem:
  • Alicia Bárcena, Secretária-Executiva da CEPAL.
  • Vinícius Pinheiro, Diretor Regional da OIT para a América Latina e o Caribe.

Quando: Quinta-feira, 21 de maio de 2020, 13h30 horário do Chile (14h30 horário de Brasília).

Onde: Conexão virtual por meio da plataforma Webex (a inscrição prévia é necessária).

https://eclac.webex.com/eclac/onstage/g.php?MTID=ef2c23004b3884faa5a26bf248abbcb54

Event number: 472 745 801

Event password: OITCEPAL


Para consultas e para agendar entrevistas, por gentileza, entre em contato com:
  • Unidade de Informação Pública da CEPAL em Santiago, Chile. E-mail: prensa@cepal.org; Telefone: (56 2) 2210 2040.
  • Sonia Álvarez. Encarregada de imprensa da OIT em Santiago, Chile. E-mail: alvarezsv@ilo.org.