COVID-19 e o emprego

Mesa de diálogo virtual da OIT: é prioritário agir para resgatar o emprego na América Latina

Representantes do governo, organizações de empregadores e trabalhadores, juntamente com o diretor-geral da OIT, Guy Ryder, participaram da primeira conversa virtual chamada "#NoContagiemosAlEmpleo na América Latina" para analisar e debater o impacto da COVID-19 no mundo do trabalho. O vídeo está disponível.

Notícias | 14 de Abril de 2020
Lima - A crise do emprego causada pela emergência de saúde decorrente da propagação da pandemia de COVID-19 na América Latina exige uma "intervenção imediata" nos mercados de trabalho, destacou hoje a OIT em uma conversa virtual com a participação de atores tripartites e o diretor-geral, Guy Ryder.

"A prioridade é a intervenção imediata ... Sim, temos que pensar a médio prazo, pensar em processos de recuperação, mas estamos enfrentando uma situação em que muitos milhões de trabalhadoras e de trabalhadores e de empresas enfrentam situações dramáticas que exigem respostas e soluções hoje, não amanhã ou depois de amanhã ”, disse Ryder durante esta reunião com representantes tripartites da região.

 

A Mesa de Diálogo Virtual do Escritório Regional da OIT para a América Latina e o Caribe, chamada #NoContagiemosAlEmpleo, foi convocada para analisar de várias perspectivas os impactos sociais e trabalhistas e as medidas adotadas para proteger a atividade econômica, o emprego e renda.

Representantes de governo, organizações de empregadores e de trabalhadores participaram da mesa virtual, cuja gravação está disponível em video (em espanhol).

O painel desta reunião incluiu Sylvia Cáceres, Ministra do Trabalho e Promoção do Emprego do Peru, Alberto Echavarría, porta-voz dos empregadores latino-americanos da OIT, Rafael Freire, secretário-geral da Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas (CSA), e o moderador Vinicius Pinheiro, diretor regional da OIT para a América Latina e o Caribe.

Ryder, que iniciou a conversa virtual, lembrou que o impacto da COVID-19 sobre o emprego representa "um desafio global sem precedentes".

Os participantes concordaram em destacar a magnitude do desafio trabalhista e a necessidade de levar em consideração fatores como a alta informalidade na região, de superar a emergência de saúde, de apoio que as empresas precisam para continuar operando, de diálogo social, de melhoria da proteção social e da proteção às pessoas mais vulneráveis

Por sua parte, o diretor regional da OIT disse que a crise "chega em um momento frágil", após um prolongado desaquecimento econômico que agora agravou-se. "As medidas adotadas agora influenciarão a velocidade da recuperação", acrescentou Pinheiro.

Ao final do encontro, Pinheiro convidou a uma reflexão sobre "as lições da crise, que mundo queremos ter, para que o que acontece agora não se repita ... Que tipos de sistemas aumentarão nossa resiliência diante das crises no futuro".

"Haverá um mundo antes da COVID-19 e outro depois da COVID-19", disse.

A primeira mesa virtual realizada nesta terça-feira será seguida por uma segunda edição, a ser realizada em 28 de abril, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.