Sertão da Paraíba compartilha boas práticas de associativismo no cultivo do algodão sustentável com Colômbia, Mali e Moçambique

Elemento protagonista, o algodão é o principal gerador de riqueza na região

Notícias | 4 de Setembro de 2019

Brasília - Localizada no munícipio paraibano de Esperança, a Comunidade de Capeba reúne cerca de 300 famílias, que, por meio do associativismo, se organizam para criar meios de subsistência frente ao desafiador Sertão da Paraíba. São produtoras e produtores de várias culturas, entre elas o algodão, que, diariamente, desafiam e superam as mais variadas adversidades. Elemento protagonista, o algodão é o principal gerador de riqueza para a região.

Hoje, Capeba foi cenário de aprendizado, de troca de conhecimento e de experiências sobre associativismo e produção de algodão por pequenos produtores familiares para um grupo de representantes dos governos da Colômbia, de Mali e Moçambique. Esses países são parceiros dos projetos de Cooperação Sul-Sul Trilateral com o Governo do Brasil - por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores -, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A visita técnica, que contou também com representantes da ABC, OIT e FAO, faz parte de uma ampla programação de visitas a campos de algodão no estado nordestino.

Do campo para o laboratório, a delegação com 38 integrantes também conheceu o trabalho da Embrapa Algodão, empresa brasileira especialista na produção e pesquisa da cadeia produtiva dessa fibra, localizada em Campina Grande. Os técnicos da Embrapa apresentaram informações sobre inovações, manejo integrado de pragas e a utilização de biofertilizantes naturais para combater enfermidades, além da importância da criação de um sistema de produção organizado e sustentável, do plantio até a colheita.

A OIT desenvolve o "Projeto Algodão com Trabalho Decente - Cooperação Sul-Sul para a Promoção do Trabalho Decente nos Países Produtores de Algodão da África e da América Latina" com a ABC e o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). O objetivo do Projeto é promover o trabalho decente na cadeia produtiva do algodão, com ênfase nos Direitos e Princípios Fundamentais do Trabalho e na melhoria das condições de trabalho em cinco países produtores da fibra: Paraguai, Peru, Mali, Moçambique e Tanzânia.

Fotos: João Clementino/OIT Brasil