MPT e OIT se unem em projeto pela empregabilidade trans com chef Paola Carosella

Formatura de curso de assistente de cozinha para travestis, mulheres e homens transexuais em situação de vulnerabilidade será realizada em São Paulo na próxima terça-feira.

Notícias | 11 de Maio de 2018
O projeto “Empregabilidade de Pessoas Trans – Cozinha & Voz” realizará na próxima terça-feira, 15 de maio, a cerimônia de formatura da 2ª edição de uma capacitação de assistente de cozinha para travestis, mulheres e homens transexuais em situação de vulnerabilidade. O evento acontecerá às 10h no Auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo.
Na última aula do curso, as alunas aprenderam a preparar bolos.
O projeto promove capacitações de assistente de cozinha para travestis, mulheres e homens transexuais em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de promover a inclusão de pessoas em situação de exclusão no mercado de trabalho formal. Participarão da cerimônia de formatura o Procurador-Geral do Trabalho, Ronaldo Fleury; o Diretor do Escritório da OIT no Brasil, Martin Hahn; a cozinheira Paola Carosella; e a poeta, atriz e jornalista Elisa Lucinda.

Trata-se de uma ação conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A chef de cozinha Paola Carosella atua como coordenadora do curso, que é realizado na entidade de ensino profissionalizante Faculdade Hotec. O projeto também conta com o apoio da Txai Consultoria e Educação e da Casa Poema, que promoveu uma oficina de poesia com a poeta, atriz e jornalista Elisa Lucinda e a atriz e diretora Geovana Pires, para desenvolver a comunicação interpessoal e a autoconfiança da 2ª turma do projeto.

Após a realização da 1ª edição do curso no final de 2017, cerca de 70% das alunas e alunos foram encaminhados para o mercado de trabalho. O projeto possui uma rede de empresas parceiras, como Sodexo, Avon, Arturito, La Guapa, Fitó e Mangiare, que já contrataram alunas após a finalização do curso.
Alunas e equipe do projeto no último dia de aula.
A iniciativa é parte de uma estratégia mais ampla para promover oportunidades para que todas as pessoas possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. O curso é realizado em menos de dois meses, com nove aulas sobre as aptidões básicas do trabalho em uma cozinha de restaurante. A expectativa é de que a capacitação seja levada para outros estados em breve, incluindo Bahia, Rio de Janeiro, Goiás e Pará. No âmbito do MPT, a iniciativa é uma ação que integra o Projeto Nacional de Empregabilidade para a população LGBT.

Para participar do evento, é necessário realizar uma inscrição online.

Serviço:

Formatura do projeto “Empregabilidade de Pessoas Trans – Cozinha & Voz”
Data: 15 de maio de 2018 - 10h
Local: Auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – 22º andar
Rua da Consolação, 1272 – Centro, São Paulo
Contato para imprensa: Ana Paula Canestrelli (OIT) - canestrelli@ilo.org / (61) 2106-4625
Ludmila Bernardo e Ana Carolina Spinelli (MPT) – prt02.gabinete.ascom@mpt.mp.br / (11) 3246-7365 ou 3246-7366