OIT e MPT lançam vídeos sobre inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho

O lançamento da série “O Futuro que Queremos” ocorrerá na sede do MPT de São Paulo nesta quarta-feira (14/12).

Notícias | 12 de Dezembro de 2016
Existem um bilhão de pessoas com deficiências no mundo, o equivalente a 15% da população global. Cerca de 80% dessas pessoas estão em idade de trabalho. No Brasil, de acordo com o IBGE (2015), 6,2% da população tem algum tipo de deficiência. “As pessoas com deficiência constituem a maior minoria do mundo”, disse o diretor geral da OIT, Guy Ryder, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiências, comemorado em 3 de dezembro. “No entanto, os direitos ao trabalho decente e a empregos produtivos são frequentemente negados a essas pessoas”, destacou ele.

“O Futuro que Queremos: trabalho decente e inclusão de pessoas com deficiência” é uma série documental produzida para a internet com oito episódios que mostram boas práticas de inclusão de pessoas com deficiências diversas no mundo do trabalho, em diferentes contextos no Brasil. Cada episódio apresenta personagens que abriram sua rotina de trabalho ou estudo para mostrar que a inclusão é possível em qualquer situação e que as limitações estão na sociedade, e não nas pessoas.

O lançamento da série acontecerá no dia 14 de dezembro, às 9h30, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) de São Paulo. O diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Peter Poschen, o procurador-chefe do MPT em São Paulo, Erich Vinicius Schramm, e o procurador- geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, estarão presentes na abertura do evento. Todos os episódios da série serão exibidos para os participantes e, em seguida, haverá um debate sobre boas práticas de inclusão de pessoas com deficiências no mundo do trabalho, com representantes de diversos setores.

Cada episódio da série tem cerca de quatro minutos de duração e possui recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras, legendas e audiodescrição. A série é fruto de uma parceria entre OIT e MPT.

Serviço:

Lançamento da série “O Futuro que Queremos: trabalho decente e inclusão de pessoas com deficiência”
Data: 14 de dezembro
Horário: às 9h30
Local: Ministério Público do Trabalho de São Paulo, auditório 3º andar – R. Cubatão, 322 – Paraíso, São Paulo, SP.

O local fica próximo ao metrô Paraíso e possui acessibilidade. Haverá intérprete de Libras e audiodescrição no evento.

Informações para a imprensa:


Ana Paula Canestrelli – Oficial de Comunicação da OIT
Tel: (61) 2106-4625 - E-mail: canestrelli@ilo.org

Thaís Faria – Oficial Técnica de Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho da OIT
Tel: (61) 98179-2073 - E-mail: faria@ilo.org

Dimas Ximenes – Assessor de Imprensa do MPT
Tel: (61) 99532-1693 - E-mail: pgt.ascom@mpt.mp.br