Nova plataforma virtual sobre trabalho infantil

Confira a nova plataforma virtual da Iniciativa Regional América Latina e Caribe livre de trabalho infantil (IR): www.iniciativa2025alc.org

Notícias | 22 de Setembro de 2016
Apresentada oficialmente em setembro, a plataforma foi construída para ser um espaço vivo de difusão, reflexão, intercâmbio e articulação entre todos os atores do setor público, do setor privado e da sociedade civil que se comprometeram com a prevenção e erradicação do trabalho infantil na região da América Latina e do Caribe.

O novo site procura oferecer informações e recursos atualizados que permitam melhorar as capacidades dos países para avançar no cumprimento da meta 8.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que busca “...assegurar a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil..., e até 2025 acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas”.

Um dos aspectos mais interessantes da plataforma é a seção “Recursos”, na qual a Iniciativa Regional coloca à disposição dos internautas um sistema de registro de boas práticas de prevenção e erradicação do trabalho infantil, um mapeamento das instituições que lutam contra o trabalho infantil a nível regional, um aplicativo online sobre os fatores de aceleração para a redução do trabalho infantil na região e uma caixa de ferramentas sobre crianças migrantes. Em breve será incluído um aplicativo sobre os ODSs e a redução do trabalho infantil. Também está previsto o enriquecimento e ampliação contínua da base de recursos que facilitem o aproveitamento da capacidade instalada nos países e atores membros da Iniciativa, e que promovam a cooperação sul-sul para acelerar a redução do trabalho infantil.

Vale destacar também que por meio da plataforma será possível acessar as redes sociais da Iniciativa – Facebook, Twitter e um canal no YouTube – onde existe uma ativa comunidade online de debate e propostas para inovar na prevenção e redução do trabalho infantil e na proteção do trabalho permitido dos adolescentes na região.

O lançamento desta plataforma é produto do esforço e trabalho conjunto dos governos que integram a Iniciativa e das organizações de empregadores e de trabalhadores, com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que tem sob sua responsabilidade a Secretaria Técnica da Iniciativa Regional.

Autoridades como a Ministra do Trabalho da Guatemala, Aura Leticia Teleguario; o Secretário do Trabalho do México, Alfonso Navarrete Prida, e o Ministro do Trabalho da Costa Rica, Carlos Alvarado, se somaram à campanha de difusão da plataforma virtual para fazer um chamado à ação e trabalhar em conjunto pelo presente e futuro dos meninos, meninas e adolescentes da região.

A Conselheira Principal para as Américas da Organização Internacional de Empregadores (OIE), María Paz Anzorreguy, o Secretário Geral da Confederação Sindical das Américas (CSA), Víctor Baez, também se uniram ao lançamento da plataforma e reafirmaram seus compromissos com a promoção de uma região sustentável sem trabalho infantil, destacando que se trata de uma ferramenta fundamental para promover iniciativas no tema.

Da mesma maneira, a Chefe do Departamento de Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho da OIT, Beate Andrees, assinalou que esta plataforma virtual poderá fomentar as medidas encaminhadas à erradicação do trabalho infantil em 2025 de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por sua vez, o Diretor Regional da OIT para a América Latina e o Caribe, José Manuel Salazar-Xirinachs, reiterou o compromisso da OIT com os países da região para alcançar juntos a meta 8.7.

Acesse agora a nova plataforma virtual da Iniciativa Regional


Confira o vídeo promocional da plataforma.

Assista aos vídeos completos de cada entrevistado.
O que é a Iniciativa Regional?

A Iniciativa Regional América Latina e Caribe livre de trabalho infantil é uma plataforma de cooperação intergovernamental, com ativa participação de empregadores e trabalhadores, integrada por 26 países que se propuseram a declarar em 2025 a América Latina e o Caribe como a primeira região livre de trabalho infantil.

Para continuar enriquecendo a nova plataforma virtual e ampliar a base de conhecimento e de atores, a Iniciativa Regional convida todos a compartilharem por email informações, pesquisas e estudos que impulsionem o cumprimento da meta 8.7 na região: iniciativaregional@ilo.org.