Erradicar a pobreza e alcançar consumo e produção sustentáveis através do Trabalho Decente para a juventude

"O acesso ao trabalho decente e produtivo é a melhor maneira para os jovens realizarem suas aspirações, melhorarem suas condições de vida e participarem ativamente da sociedade", diz o Diretor Geral da OIT, Guy Ryder.

Notícias | 12 de Agosto de 2016
Neste 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, nos concentramos no tema "O Caminho para 2030: Erradicando a Pobreza e Alcançando Consumo e Produção Sustentáveis". Jovens mulheres e homens estão moldando nosso futuro e têm o potencial de acelerar o progresso da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Hoje nós celebramos sua liderança para garantir padrões de consumo e produção sustentáveis. No entanto, sua criatividade e liderança dependem de oportunidades para alcançar empregos plenos e produtivos e trabalho decente para todos, um objetivo fundamental e transversal da Agenda.

O acesso ao trabalho decente e produtivo é a melhor maneira para os jovens realizarem suas aspirações, melhorarem suas condições de vida e participarem ativamente da sociedade. O trabalho decente para a juventude reforça as economias e cria um grupo de jovens consumidores, poupadores e produtores.

Há muitos exemplos de jovens assumindo um papel de liderança na busca e implementação de soluções sustentáveis, enquanto abordam o desafio do emprego juvenil.

Veja por exemplo Oren Tamba, de Koindu, uma cidade na Serra Leoa que foi dizimada pela guerra civil. Em 2012, ele ofereceu uma solução empresarial que iria transformar a produção e o consumo de água limpa por meio de práticas sustentáveis e responsáveis. Oren treinou outros 12 jovens em reparação de poços, purificação e empacotamento de água, habilidades de negócios e competências pessoais. Ele comercializou o serviço e as comunidades receberam bem a ideia. Com o apoio da OIT, a ideia de negócio de Oren tornou-se uma cooperativa de jovens formalizada. Hoje, depois de quatro anos de funcionamento, a cooperativa continua trazendo água limpa para Koindu e para o outro lado da fronteira, na Guiné e na Libéria, ao mesmo tempo em que reforça os meios de subsistência e as oportunidades para os jovens conquistarem um futuro melhor e mais sustentável.

Oren é apenas um dos milhões de jovens mulheres e homens que, em sua busca por trabalho decente, têm ampliado as perspectivas de emprego para outros jovens, melhorando os padrões de produção e consumo ao seu redor. Sua inovação, espírito empreendedor e força de vontade já estão fazendo uma diferença positiva no dia a dia de muitos, com melhor acesso a serviços básicos, infraestrutura sustentável e soluções que promovem o uso eficiente de recursos e energia.

O trabalho decente para os jovens surge na convergência de direitos e oportunidades. Ele garante que jovens mulheres e homens possam levantar suas vozes e exercer sua liderança, hoje e amanhã.

A OIT está comprometida em promover a expansão de oportunidades de emprego para os jovens em todos os lugares. Esta é uma tarefa formidável que requer colaboração, ação e know-how.

Hoje, no Dia Internacional da Juventude, estamos lançando uma plataforma de conhecimento chamada “O Que Funciona no Emprego Juvenil”. Trata-se de um recurso projetado para melhorar a compreensão das políticas e ações que funcionam para melhorar os resultados do mercado de trabalho para os jovens.

Tendo como base nossa Chamada para Ação de 2012, essa plataforma de conhecimento chama a atenção para áreas chave de intervenção que abordam o desafio do emprego juvenil, incluindo: treinamento de habilidades, promoção do empreendedorismo, serviços de emprego, emprego subsidiado, políticas econômicas e de emprego e direitos para os jovens.

A plataforma é uma âncora de conhecimento da Iniciativa Global da ONU sobre Trabalho Decente para a Juventude, que tem como objetivo expandir ações e parcerias para o emprego juvenil e moldar investimentos globais para a juventude, assegurando que os jovens tenham oportunidades e opções para construir suas habilidades e transformar energia e ideias em produtos e serviços que promovam um planeta mais limpo e sustentável.

Existe agora uma experiência coletiva suficiente para mostrar o que funciona. Nós sabemos que os jovens têm o dinamismo, a vontade e a determinação para construir um futuro melhor para todos. O que precisamos agora é de ação política e colaboração em todos os sentidos para expandir os investimentos no emprego juvenil. Isto é indispensável se quisermos alcançar a nossa ambição coletiva de erradicar a pobreza e construir um futuro sustentável.