Recursos no Brasil

  1. OIT lança concurso vídeo-minuto sobre o trabalho doméstico na América Latina

    30 de Março de 2021

    O concurso intitulado "Trabalho Decente Começa em Casa", anunciado no México, faz parte da comemoração do 10º aniversário da adoção da Convenção nº 189 da OIT sobre o trabalho doméstico.

  2. Evento online marca lançamento de plano para a promoção do trabalho decente na cadeia produtiva da carnaúba

    29 de Março de 2021

    A carnaúba é uma palmeira nativa do Brasil, de cujas folhas se extrai uma cera amplamente utilizada na indústria, principalmente na de cosméticos e alimentícia.

  3. Linha, agulha e inclusão: capacitação profissional em moda cria oportunidade de trabalho decente para migrantes em São Paulo

    24 de Março de 2021

    Iniciativa faz parte do Projeto Trabalho Escravo Nunca Mais, que promove a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho formal e conta com a participação de nomes renomados da moda nacional como Reinaldo Lourenço

  4. Façamos da erradicação da escravidão moderna uma prioridade política

    23 de Março de 2021

    Ao celebrarmos a 50ª ratificação do Protocolo da OIT sobre Trabalho Forçado, o jornalista, ativista e defensor da campanha "50 for Freedom" ("50 pela Liberdade"), Leonardo Sakamoto, apela aos governos para que façam da erradicação da escravidão moderna uma prioridade política.

  5. Mais países deveriam ratificar o Protocolo da OIT sobre Trabalho Forçado, diz Wagner Moura

    22 de Março de 2021

    O ator e embaixador da Boa Vontade da OIT sobre trabalho forçado, Wagner Moura, conclama a mais países para que ratifiquem o Protocolo da OIT sobre Trabalho Forçado, depois que a campanha "50 for Freedom" ("50 pela Liberdade) para acabar com a escravidão moderna atingiu sua meta histórica.

  6. Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e OIT selam parceria para inspeção do trabalho

    18 de Março de 2021

    Iniciativa visa a promoção do cumprimento da legislação do trabalho e a elevação do nível de cumprimento das normas trabalhistas vigentes no Brasil, em projetos na área trabalhista de comum interesse das partes.

  7. Campanha “50 for Freedom” sobre o trabalho forçado alcança meta histórica

    17 de Março de 2021

    Cinquenta países demonstraram seu compromisso com a erradicação das formas contemporâneas de escravidão, ratificando o Protocolo sobre Trabalho Forçado da OIT (nº 29). As ratificações alcançaram uma meta inicial estabelecida pela campanha "50 for Freedom" (“50 pela liberdade”), que conclama os governos a tomarem medidas contra o trabalho forçado. O Sudão é o 50º país a ratificar.

  8. Uma estratégia de integração socioeconômica para fazer da migração um fator para o desenvolvimento sustentável

    10 de Março de 2021

    Mais de 5 milhões de venezuelanos e venezuelanas deixaram seu país e 85% se mudaram para outros países da América Latina e Caribe, gerando uma crise migratória sem precedentes, destacaram o PNUD e a OIT ao apresentar a estratégia regional.

  9. Em parceria com empresas em todo o país, mapeamento inédito identificará dificuldades e oportunidades para a promoção da diversidade e inclusão no mundo do trabalho

    9 de Março de 2021

    Promovida pela OIT e pela Somos Diversidade, a iniciativa “Diversidade Aprendiz: aprendizados para um futuro inclusivo” tem por objetivo ampliar a inserção de grupos excluídos pelo preconceito de diversas naturezas no mercado de trabalho, a partir de políticas de inclusão e equidade.

  10. Dia Internacional da Mulher: 13 milhões de mulheres viram seus empregos desaparecerem devido à pandemia na América Latina e no Caribe

    5 de Março de 2021

    A queda sem precedentes na taxa de participação laboral e aumento do desemprego tornam urgente a implementação de políticas para uma maior igualdade de gênero no trabalho, como um componente-chave das estratégias de recuperação no pós-COVID-19.