Videos

2023

  1. Para que haja justiça social para todas as pessoas, precisamos acabar com o trabalho infantil

    12 de Junho de 2023

    No Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, em 12 de junho de 2023, o diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, faz um apelo à comunidade internacional por um maior apoio à justiça social e para intensificar a luta contra o trabalho infantil.

  2. Vídeo sobre a Cadeia Produtiva do Cacau

    19 de Janeiro de 2023

2020

  1. Mensagem de Monique Flor sobre trabalho infantil

    26 de Agosto de 2020

    Quando criança, Monique foi explorada sexual, física e psicologicamente. Hoje, ela é uma sobrevivente. Ouça seu apelo pela eliminação do trabalho infantil.

  2. Covid-19 Medidas de prevenção e mitigação: Dez Pontos de Acção para Sindicatos

    10 de Junho de 2020

    Em todo o mundo, os governos são agora confrontados com o grande desafio de pôr em prática estratégias de saída apropriadas para sair da pandemia da COVID-19. Qual é o papel dos sindicatos durante os lockdowns, os shutdowns e a reabertura? Saiba mais aqui... role of trade unions during lockdowns, shutdowns and re-opening? Learn more here...

  3. COVID-19: Que papel para as Organizações de Trabalhadores?

    17 de Abril de 2020

    O surto de COVID-19 é a crise mais grave que o mundo enfrenta desde a Segunda Guerra Mundial. Não é apenas uma questão de saúde pública, mas causa perturbações maciças no mundo do trabalho. As organizações de trabalhadores têm um papel crucial no combate ao surto. Descubra como...

2019

  1. Pureza: uma maranhense na linha de frente contra o trabalho escravo no Brasil

    17 de Maio de 2019

    No mês em que o Brasil comemora a abolição da escravatura, em 13 de maio, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a ONG Repórter Brasil, lembra o ativismo da maranhense Pureza Lopes Loiola, que passou três anos à procura do filho Abel, desaparecido em 1993 após ser aliciado por agentes do trabalho escravo. Pureza percorreu o interior do Maranhão e do Pará, numa peregrinação por garimpos, carvoarias, madeireiras e plantações. À época, o Estado brasileiro ainda não reconhecia a existência de formas análogas à escravidão. Assista ao vídeo aqui.

  2. Trabalhador resgatado relata abusos em carvoarias e fazendas no Brasil

    14 de Maio de 2019

    No Brasil, o Maranhão é o estado de origem do maior número de brasileiros vítimas de escravidão contemporânea. Para conscientizar autoridades e a população sobre o problema, o projeto ‘Escravo, nem pensar!’ implementado pela ONG Repórter Brasil, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), divulga um vídeo com o relato de um sobrevivente do trabalho escravo.

2017

  1. OIT lança campanha para Brasil assinar tratado internacional de combate ao trabalho forçado

    10 de Maio de 2017

  2. OIT lança campanha para Brasil assinar tratado internacional de combate ao trabalho forçado

    10 de Maio de 2017

  3. OIT lança campanha para Brasil assinar tratado internacional de combate ao trabalho forçado

    10 de Maio de 2017